Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Calliandra carrascana Barneby EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 02-04-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do Estado de Minas Gerais e apresenta EOO estimada em 1.357,64 km². Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, em área fragmentada de Cerrado e com intensa atividade agrícola e pecuária. Portanto, suspeita-se do declínio na qualidade do hábitat, no EOO e AOO da espécie, devido à supressão recorrente das áreas de Cerrado ao norte de Minas Gerais.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Calliandra carrascana Barneby;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Calliandra carrascana foi descrita por Barneby apenas em 1998, no município de Januária - MG. Barneby (1998) indica C. parvifolia como espécie afim, entretanto, as duas podem ser prontamente diferenciadas pelas flores grandes e sedosas de C. carrascana. O mesmo autor sugere ainda a existência de afinidades morfológicas entre C. carrascana e C. bella, podendo estar serem diferenciadas a partir de uma análise dos caracteres diagnósticos mais detalhada.

Distribuição

Endêmica do Estado de Minas Gerais (Souza, 2012). Barneby (1998) descreveu a espécie no município de Januária, distrito de Fabião (MG). A espécie foi registrada também no vale do rio Peraçu, próximo a Januária. Todos os registros conhecidos deste táxon foram feitos ao norte da nascente do Rio São Francisco (Barneby, 1998). A espécie que era conhecida apenas pela localidade tipo, das coleções de 1997, foi re-coletada em 2005, em área diferente das primeiras.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes A perda histórica de habitat de cerrado chega a 50% e o município de Januária, local de ocorrência da espécie, apresenta sinais claros de fragmentação do cerrado. O bioma não é protegido por lei, como a Mata Atlântica, o que a torna vulnerável a pedidos de supressão de vegetação nativa. Entre 2008-2009, perdeu 0,35% do bioma (MMA; IBAMA, 2011).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorrência em unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e na Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu (Lombardi et al., 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de Dados" (DD) segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- LOMBARDI, J. A.; SALINO, A.; TEMONI, L. G. Diversidade florística de plantas vasculares no município de Januária, Minas Gerais, Brasil. Lundiana, v. 6, n. 1, p. 3-20, 2005.

- BARNEBY, R. C.; GRIMES, J. W. Silk Tree, Guanacaste, Monkey's Earring: a Generic System for the Synandrous Mimosaceae of the Americas. Part III: Caliandra. New York: The New York Botanical Garden, 1998.

- SOUZA, E.R. DE. Calliandra in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB030924>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA. Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite. Acordo de Cooperação Técnica MMA/IBAMA: Monitoramento do Bioma Cerrado 2008 a 2009, Brasília, DF, p.55, 2011.

Como citar

CNCFlora. Calliandra carrascana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Calliandra carrascana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 02/04/2012 - 17:04:40